10 táticas para transformar informação em ação

10 Táticas Para Transformar Informação Em Ação é uma cartilha que traz maneiras originais e criativas para chamar a atenção e comunicar uma causa de defesa dos direitos. O kit inclui um filme de 50 minutos documentando histórias de ativismo ao redor do mundo e um conjunto de cartões, com ferramentas de dicas e conselhos, para que as pessoas possam planejar a sua própria campanha de ativismo.

A cartilha foi elaborada pela ONG internacional Tactical Technology Collective. Fundada em 2003, a organização é composta por técnicos, designers de informação, especialistas em segurança e ativistas dos direitos humanos e da  justiça ambiental que para a mudança social cujo programa de trabalho está dividido em três áreas principais: Agir, Revelar e Proteger.

10 táticas para transformar informação em ação:

1 – Traga para a ação – mobilize as pessoas

2 – Alguém está assistindo – testemunhe e registre

3 – Use imagens – visualize sua mensagem

4 – Ninguém está escutando – amplie o alcance de histórias pessoais

5 – Provoque um sorriso – adicione humor

6 – Entenda suas conexões – gerencie seus contatos

7 – Seja simples – como usar dados complexos

8 – Faça reportagens – utilize a inteligência coletiva

9 – Tecnologia que escuta – deixe que as pessoas façam as perguntas

10 – Revele a verdade – investigue e exponha

 

A cartilha apresenta também 5 passos básicos que toda campanha deve considerar:

1 – Análise de camapanha

2 – Acesse a informação

3 – Estratégia de campanha

4 – Segurança & privacidade online & móvel

5 – Pensar criativamente

 

Os cartões podem ser encontrados em albanês, árabe, azeri, Bengali, Inglês, bielorrusso, bósnio-sérvio-croata-montenegrino, birmanês, chinês (tradicional e simplificado), francês, indonésio, japonês, hindi, georgiano, macedônio, português, russo, espanhol, tailandês, urdu , ucraniano e português-brasileiro. Já o documentário pode ser assistido em árabe, birmanês, bielorrusso, bósnio-sérvio-croata-montenegrino, inglês, russo, espanhol, e ucraniano.

As 10 Táticas usa uma Creative Commons Attribution Share Alike licença e os usuários são encorajados a copiar, distribuir, adaptar, traduzir e usar a cartilha da melhor maneira para apoiar a sua campanha de defesa dos direitos. Clique aqui para baixá-la.

Be Sociable, Share!

Tags:

Comments are closed.