Clay Shirky no Harvard IT Summit 2014


Uma história do futuro da narrativa

Robert Coover fala em um seminário, no qual procura situar a literatura digital dentro da história da escrita e nos oferece um panorama do que tem sido feito nos últimos anos. O novelista sugere que a invenção de formas de contar histórias pensadas para o computador é um momento na história da narrativa comparável à própria invenção da escrita, na Suméria.

Discurso de Steve Jobs em Stanford

Histórico discurso de Steve Jobs, ex CEO da Apple e da Pixar Animation falecido no último dia 5 de outubro, na universidade de Stanford. Ele conta três histórias que, mais do que um olhar sobre a história de uma personalidade importante para o cenário tecnológico atual, são uma verdadeira lição de vida.

Marshall McLuhan Speaks

O ano de 2011 marca os 100 anos do nascimento de Marshall McLuhan.  Veja o teórico da comunicação que profetizou o surgimento da internet há mais de 50 anos explicar suas ideias de que “o meio é a mensagem”.  Abaixo, a introdução, por Tom Wolf.

Para ver o resto da série, acesse o site Marshall McLuhan Speaks.

Silvio Meira: As redes sociais e a revolução na educação

O pesquisador Silvio Meira fala no TEDxSP sobre o horizonte de possibilidades que surgem num mundo em que a conectividade está cada vez mais acentuada por dispositivos de acesso à internet e sobre as mudanças que virão em relação à construção de conhecimento em nossa sociedade.

O Valor da Crítica

Neste vídeo, o tema é a crise da crítica em um cenário de produção intensa e novos processos de validação derivados dos meios digitais. Participam Luís Antônio Giron (Revista Época), Fabio Malini (Ufes) e Stuart Stubbs (Loud and Quiet) A mediação é de Jeder Janotti (Ufal).

Lawrence Lessig: Liberando a cultura para que seja cultura

Lawrence Lessig fala no Kosmopolis sobre os direitos autorais na internet e também explica o caso Finnegans Wake, que ganhou uma batalha contra os herdeiros de James Joyce.

Para ver o vídeo, clique aqui.

O Kosmopolis é um grande evento bienal que ocorre em Barcelona e tem como assunto a literatura ampliada. Foram cinco dias explorando novos temas, gêneros e formatos que reflitam o espírito inovador do festival através de seus três eixos principais: a palavra oral, a palavra impressa e a palavra eletrônica.

Manuel Castells: “Teorias sobre Rede e Poder” e “A Revolução do Wikileaks”

Manuel Castells em duas palestras: uma sobre as várias formas de poder, principalmente sobre o poder de gerar poder em sistemas de redes, e a outra sobre a revolução representada pelo wikileaks. Segundo o teórico, as duas principais formas de se gerar poder são através da capacidade de programar e da capacidade de criar correlações entre diferentes setores de poder. Ambas são feitas segundo interesses específicos e sempre são criadas e projetadas por indivíduos e não por instituições abstratas, como se interpreta freqüentemente.

Tom Chatfield: 7 maneiras dos jogos recompensarem nossa mente

Tom Chatfield, autor, editor, ensaísta e teórico dos games fala sobre o que poderíamos aprender com os video-games e aplicar em diversos seguimentos da sociedade.

1- Barras de experiência medindo o progresso
2- Múltiplos objetivos a curto e longo prazo
3- Recompensas pelo esforço
4- Feedback rápido, freqüente e claro
5- Um elemento de incerteza
6- Janelas de maior atenção
7- Outras pessoas