A Nação da Curadoria

A frase “Is this real life” te lembra algo? Youtube, talvez. Vídeo do David after the dentist para ser mais exato. E aquele outro Charlie bit my finger, conhece? Os vídeos, as fotos, os textos ou qualquer outro tipo de informação se destacam por algum motivo. Curadoria pode ser a resposta.

Veja este PowerPoint sobre o assunto, realizado por Corinne Weisgerber e Shannan Butler: Curadoria

Alguns podem ainda acreditar que quem define o que vai ser famoso ou não é a grande mídia toda poderosa. Entretanto, os tempos são outros. A partir do momento que compartilha algo com um amigo, está contribuindo para a divulgação e participando de um processo de curadoria pessoal.

Quando um conhecido te indica um site ou quando um blogueiro que segue indica algo, você, provavelmente, terá vontade de conhecer a informação. Afinal, você confia em quem está divulgando a notícia. Na maioria das vezes, você tem interesses em comum com seus amigos, consequentemente, se importa com o que eles estão curtindo e aprovando.

A recomendação por algoritmos também faz parte desse processo, só que num âmbito maior. Quando você procura um nome de país no Google, as páginas encontradas podem ter a ver com viagens; enquanto que seu amigo ao digitar o mesmo, pode encontrar sobre a história do lugar. Isso ocorre graças ao seu histórico de interesses na ferramenta de busca. Da mesma forma, ocorre com as publicidades que aparecem em sua pesquisa. Se você, normalmente, procura por livros, não será mera coincidência que a propaganda seja de uma livraria.

O assunto tem sido muito discutido na web, por autores como Bianca Brigitte Bonomi e Bob Garfield. Além de muitos outros no Scoop.it!, que é uma plataforma de curadoria de conteúdos.

A todo o momento estamos sendo esmagados por uma grande quantidade de informação, mas o processo da curadoria, pessoal ou não, nos ajuda a selecionar e organizar todo esse conteúdo. E isso não acontece só no exterior. Vai dizer que nunca viu Para nossa alegria ou ouviu falar sobre tal Luiza, que foi para o Canadá?

 

 

 

Be Sociable, Share!

Tags:

Comments are closed.