Ativismo online vira filme

E por detrás das máscaras, há ativistas políticos. O documentário inédito americano We are legion – the story of the hacktivists (Nós somos legião – a história dos hackers ativistas) retrata o trabalho dos integrantes do grupo Anonymous.  Desde 2008, o grupo tem tirado do ar sites de órgãos de governo e de grandes empresas, sendo alvo de vários processos judiciais. O grupo fez fama na internet e hoje, é facilmente reconhecido pela máscara de Guy Fawkes, que inspirou a criação dos quadrinhos de V de Vingança, criado por Allan Moore e David Lloyd.

Dirigido por Brian Knappenberger, o filme explica o funcionamento do grupo e os pontos que unem esses ativistas. “É um dos fenômenos culturais mais interessantes da história recente”, diz Knappenberger sobre a bandeira do ciberativismo erguida por membros do Anonymous.

Os ataques contra PayPal, Visa e MasterCard, em represália ao corte de serviços ao site Wikileaks, foram de grande repercussão. Alguns integrantes presos em julho de 2011 por esses ataques ganham voz no filme, que enfatiza a ideia da desobediência civil on-line.

O documentário foi exibido pela primeira vez no festival Slamdance, em Park City (EUA) em janeiro. Mas ainda não tem estreia prevista para o Brasil. Confira o trailer do documentário abaixo:

We are legion

Além do documentário, os participantes do grupo fizeram uma linha do tempo que mostra fatos importantes que influenciaram a história do ativismo hacker. A timeline começa em 1605 e vai até os dias atuais. Confira aqui.

Já o filme Underground: the Julian Assange story conta a vida de Assange, ativista político criador do WikiLeaks, organização que vaza informações confidenciais de empresas e governos. O longa produzido por um canal de televisão australiano é baseado no livro Underground: tales of hacking, madness and obsession on the electronic frontier, da escritora Suelette Dreyfu.

O ativista estudou física e matemática, foi programador e hacker, antes de se tornar porta-voz e editor-chefe do WikiLeaks. Sua fama cresceu em 2010, após o vazamento da vários documentos sobre possíveis crimes de guerra cometidos na Guerra do Afeganistão e na Guerra do Iraque pelo Exército dos Estados Unidos.

Sob direção de Robert Connolly, Assange é interpretado pelo ator Alex Williams. Atualmente, Julian está abrigado na embaixada do Equador em Londres. O filme foi exibido no último fim de semana no Festival de Toronto e será distribuído pela NBC/Universal.

Confira o trailer:

Underground

Be Sociable, Share!

Tags:

Comments are closed.