Cientistas do MIT criam chip que simula atividade cerebral

Pesquisadores do MIT projetaram um chip de computador que imita a maneira como os neurônios respondem a novas informações. Esses chips podem eventualmente permitir comunicação entre partes do corpo criadas artificialmente e o cérebro. Isso pode inclusive abrir caminho para dispositivos com inteligência artificial.

Existem cerca de 100 bilhões de neurônios no cérebro, cada um dos quais forma sinapses – as conexões entre neurônios que permitem a informação ser transmitida – com muitos outros neurônios. Esse processo é conhecido como plasticidade e acredita-se que sustenta muitas funções cerebrais, como o aprendizado e a memória.

O time do MIT, liderado pelo pesquisador Chi-Sang Poon, foi capaz de projetar um chip de computador que pode simular a atividade de uma única sinapse cerebral. A atividade das sinapses reside nos chamados canais de ions, que controlam o fluxo de átomos carregados tais como sódio, potássio e cálcio.

O “chip cerebral” tem aproximadamente 400 transistores e está conectado para replicar os circuitos do cérebro. A corrente flui através dos transistores do mesmo modo que os íons fluem através de canais de íons em uma célula do cérebro. “Podemos ajustar os parâmetros do circuito para combinar canais específicos de íons … Nós temos agora uma maneira de capturar cada processo iônico que está acontecendo em um neurônio “, disse Poon.

A equipe pretende usar seu chip para construir sistemas para modelar funções específicas neurais, tais como o processamento visual.

Esse chip representa “um avanço significativo nos esforços para incorporar o que sabemos sobre a biologia dos neurônios e plasticidade sináptica em … chips”, disse Dean Buonomano, professor de neurobiologia na Universidade da Califórnia. “O nível de realismo biológico é impressionante”, acrescentou.

Esses sistemas podem vir a ser muito mais rápidos do que os computadores que levam horas ou mesmo dias para simular um circuito cerebral. O chip poderá revelar-se ser ainda mais rápido que o processo biológico.

Fonte: http://www.bbc.co.uk/news/technology-15772240

Be Sociable, Share!

Tags:

Comments are closed.