Como a gameficação pode tornar os sites de notícias mais envolventes

A gameficação, ou seja, o uso de mecanismos de jogos para aplicações fora dos games, está transformando as notícias online em uma atividade social envolvente e divertida. O método está se transformando rapidamente na próxima fronteira a ser explorada na tecnologia web e móvel.

Mas o que torna a gameficação tão bem sucedida? Simples: motivação. Rastreando o sucesso dos leitores, organizações oferecem um senso de progresso. Isso, em retorno, motiva os leitores a continuarem lendo, comentando ou fazendo quaisquer ações no site que contribuam para seu progresso geral.

O Mashable, por exemplo, incorpora a gameficação no Mashable Follow, sua rede social e ferramenta de curadoria de conteúdo. Leitores assinam com suas contas no Facebook ou Twitter para comentar e partilhar histórias, gerenciar seu fluxo de notícias seguindo os tópicos sobre os quais mais se interessam e se conectar com outros leitores vendo e comentando suas atividades no site.

“Atividade” é a palavra-chave do Follow. Os leitores devem estar logados para comentar nos artigos e são encorajados a partilhar em todas as suas redes sociais com apenas um botão.

Recompensar leitores por realizarem estas ações é um importante componente do Follow. Eles decidiram usar insignias como sistema de recompensa, pois elas são naturais à audiência deles. As insignias são vitais aos mecanismos de jogo do Follow. Leitores ganham insignias por tudo, de conseguir seguidores a conectar perfis de redes sociais à sua conta. Até agora, existem 26 insignias que os membros da comunidade do Mashable podem conquistar. A maioria é nomeada em homenagem a memes da internet, como Strutting Leo e Double Rainbow.

Cada insígnia é mostrada como uma atualização no fluxo My Activity  do leitor, assim como no Friends Activity. Saber quais insignias seus amigos estão ganhando transforma o jogo numa saudável competição, o que aumenta a motivação dos leitores para usar o serviço.

As insígnias funcionaram bem para o Mashable Follow, mas há uma infinidade de mecanismos e estratégias de jogos que podem ser utilizados. Pontos, desafios e moedas virtuais têm sido bem sucedidos em alguns sites como recompensas, enquanto comportamento e recrutamento são exemplos de dinâmicas mais viáveis para outros.

No coração da gameficação, estão os games – e games são planejados para serem prazerosos. Organizações jornalísticas deveriam explorar isso e desafiar a si mesmas para encontrar a forma certa de engajar suas comunidades.

Be Sociable, Share!

Tags: ,

One Response to Como a gameficação pode tornar os sites de notícias mais envolventes

  1. Deivith on 29 de outubro de 2011 at 13:37

    não em sites de noticias e portais web, acredito que a gameficação também deve ser explorada nos objetos ou ambientes virtuais de aprendizagem!