Comprova: projeto contra fake news nas eleições reúne 24 veículos

Para combater fake news e seus impactos nas eleições presidenciais de 2018, 24 veículos de imprensa se reuniram em força tarefa. Previsto para agosto, o projeto Comprova vai monitorar e desvendar notícias falsas, criando fact list e distribuindo pelos canais do projeto. O mutirão, capitaneado pelo First Draft, da Universidade Harvard, nos EUA, especializado em estratégias de combate à fake news, conta com parceria das plataformas Google, Facebook, WhatsApp, Twitter, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), entre outros.
“A gente pode dizer que a iniciativa de colaboração entre esses veículos, inclusive concorrentes, é a mais importante da história do Brasil. É a primeira vez que vejo tantos veículos deixando de lado o fato de serem concorrentes na área comercial para prestar um serviço público importante neste momento”, contou Daniel Bramatti, presidente da Abraji e coordenador nacional do Comprova. Mesmo previsto para agosto, você já pode ficar por dentro do que está rolando através das páginas do Facebook e Twitter, além de ler o que Folha, Estadão, Piaui, Gazeta Online e Poder 360 escreveram sobre.