Ebook fala sobre mídia digital e a juventude

Digitally Connected: Global Perspectives on Youth and Digital Media (Digitalmente Conectado: As perspectivas Globais da Juventude e da Mídia Digital) é a primeira coleção de ensaios que oferece uma reflexão sobre a experiência da juventude com a mídia digital. A coleção combina, de forma criativa, vozes adultas com a contribuição escrita e visual de jovens do mundo inteiro.

O ebook, que é uma iniciativa da Berkman Center em colaboração com a  UNICEF, está disponível gratuitamente para download. Ele é fruto da contribuição de mais de 30 acadêmicos, oficiais do governo, representativos da indústria tecnológica, ativistas e de 25 jovens. Esses dividiram suas visões e opiniões sobre a tecnologia digital e o impacto que a internet tem em suas vidas. Uma série de questões foi pautada, como a segurança e o bem-estar que a internet os proporciona. Temas como identidade, privacidade, reputação, habilidade, cultura do aprendizado, criatividade, inovação e empreendedorismo, engajamento civil e política também foram colocados em jogo.

zdi

“O segredo do Digitally Connected está no grupo incrível de todas as pessoas que fazem parte dele. Juntos,  nós queremos fazer da internet um lugar e experiência ainda melhor para todas as crianças e jovens.”

(Sandra Cortesi, diretora da Youth and Media e co-editora do livro)

 

O ‘Digitalmente Conectado’ foi lançado em abril, no primeiro simpósio internacional sobre crianças, jovens e a mídia digital, co-organizados pelo Centro Berkman e pela UNICEF, em colaboração com a PEW InternetEU Kids Online, a Internet Society (ISOC), a Family Online Safety Institute (FOSI)YouthPolicy.org.  Esse evento foi seguido pelo “Conectados al Sur,” um simpósio regional sobre crianças e cidadania digital. O objetivo dos dois eventos foi debater os desafios e oportunidades que os jovens encontram quando estão online, mapear e explorar pesquisas e práticas relevantes, dividir e discutir idéias, além de encorajar a colaboração entre os participantes de diversos países e continentes. Tópicos como segurança e o risco da privacidade, ferramentas, literatura digital e inovação foram algumas das pautas de discussão.

O que é o Digitally Conected?

É uma rede formada por acadêmicos, jovens, ativistas, filantrópicos, oficiais do governo e representantes de companhias tecnológicas de todo o mundo, que surgiu com a colaboração da UNICEF e do Centro Berkman. O foco é analisar o crescimento e a tendência da mídia digital e social através das crianças e dos jovens de todo o mundo.

O que é Youth and Media?

É um conjunto de pesquisas e iniciativas de desenvolvimento em torno da juventude e da tecnologia digital. O Youth ans Media conta com o apoio de psicólogos, sociólogos, teóricos da mídia e de direito, que pesquisam sobre a criatividade dos jovens no meio digital e os seus feitos revolucionários.

 O que é o Centro Berkman?

O centro abriga um grupo de estudiosos, especialistas em políticas públicas e advocacia, com o foco de identificar o surgimento de problemas relacionados com a sociedade digital, além de realizar pesquisas de solução. O Centro Berkman foi fundado em 1997 e desde então é o pioneiro no estudo sobre a internet e a sociedade.

 

Be Sociable, Share!

Comments are closed.