Gamificação é tema de plataforma da Saraiva

A Saraiva acaba de lançar o Vivaz – O game do conhecimento, uma inovadora plataforma digital lúdica direcionada ao Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano – que traz os conteúdos de toda a grade curricular desse segmento como ferramenta complementar às obras didáticas. Desenvolvida em parceria com a Tamboro, start up especializada em games educativos, Vivaz é uma plataforma gamificada que une o universo dos jogos aos conceitos da aprendizagem adaptativa. Ela se ajusta às necessidades individuais de aprendizagem do estudante, direcionando sua trajetória dentro do jogo de acordo com seu desempenho, para reforçar conteúdos nos quais precisa se aprimorar. O programa oferece aos educadores a possibilidade de acompanhar o desempenho de cada aluno, por meio de relatórios gerados em tempo real, tornando viável a proposta de um ensino individualizado, além de acompanhar em detalhe o desempenho do grupo-classe, da instituição e até de uma rede escolar. O conteúdo da plataforma está ligado às principais áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História. O sistema conta com mais de 10 mil questões em seu banco de dados. Neste primeiro momento, a plataforma estará disponível para usuários das coleções Prosa e Português Linguagens, 1º ao 5º ano, editadas pela Saraiva. Em breve a oferta será ampliada ao catálogo. Os pais também podem seguir o desenvolvimento dos filhos com a utilização de senha, mas o desenvolvimento das atividades fica sob a responsabilidade dos professores.