Novo software livre facilita publicação de e-books

Grupo de programadores italianos acaba de lançar um software livre que cria livros digitais para iPad.

O Baker E-book Framework permite que designers e programadores transformem páginas HTML5 de tamanho fixo em formato de e-book e publiquem o produto final. Depois disso, tudo o que você precisará fazer é seguir as instruções de inscrição na App Store, e então estará no caminho certo para  as maravilhas do e-book.

 

Para programar nos moldes do Baker Framework, simplesmente construa páginas HTML5 em tamanho fixo de 768 pixels. Você pode testar suas versões de HTML sem um iPad, utilizando o navegador Safari e repetindo o processo sempre que necessário.

 

Não tem iPad? Sem problemas. Você pode até testar seu e-book sem ele, por meio de um navegador comum; para isso, basta fazer o download do arquivo em ZIP “768px-support”, no sítio do Baker.

 

Arquivos de e-book são, então, empacotados no formato HPub. Você fornece ao Baker uma pasta contendo todos os arquivos HTML e outros materiais, nomeados “1.html”, “2.html”, etc. O HPub ainda está em desenvolvimento, e seus programadores dizem que o formato final não vai exigir que todas as páginas sejam nomeadas dessa maneira.

 

Finalmente, você baixa o Baker Framework, renomeia o projeto Xcode e inclui seu livro e ícone. A partir desse momento, seu e-book estará pronto para inscrição na App Store.

 

Para ver um exemplo de e-book criado a partir do Baker, verifique esse título gratuito: 5×15 Tokyo.

“HTML5 está na área”, afirmou o co-fundador do Baker, David Casali. Ele questiona: “Por que ninguém está realmente fazendo a convergência entre a indústria editorial e a web, e por que nós estamos confinados a esses porcamente desenhados epubs?”.

 

Casali e sua equipe esperam que sua criação resulte em e-books e revistas digitais mais bonitas no iPad, e posteriormente outros aplicativos habilitados para a web.

 

Você pode baixar todos os arquivos do Baker Framework no seu sítio oficial e ainda se envolver no próprio projeto pelo sítio GitHub.

 

Você acha que isso vai proporcionar mais e melhores e-books desenhados para o iPad e, possivelmente, até assumir um papel importante no crescimento dos e-readers de tablete?

 

 

Original: http://mashable.com/2010/11/02/baker-ebook-framework/

 

Be Sociable, Share!

Tags: ,

Comments are closed.