Gamificação é tema de plataforma da Saraiva

A Saraiva acaba de lançar o Vivaz – O game do conhecimento, uma inovadora plataforma digital lúdica direcionada ao Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano – que traz os conteúdos de toda a grade curricular desse segmento como ferramenta complementar às obras didáticas. Desenvolvida em parceria com a Tamboro, start up especializada em games educativos, Vivaz é uma plataforma gamificada que une o universo dos jogos aos conceitos da aprendizagem adaptativa. Ela se ajusta às necessidades individuais de aprendizagem do estudante, direcionando sua trajetória dentro do jogo de acordo com seu desempenho, para reforçar conteúdos nos quais precisa...

Aplicativo reúne em mapa locais ligados à obra de Machado de Assis

Bentinho e Capitu, personagens do romance “Dom Casmurro” (1899), foram moradores da rua Riachuelo, na Lapa. Já em “Memórias Póstumas de Brás Cubas” (1881), o narrador reencontra uma antiga paixão ao caminhar pela rua do Ouvidor, no centro da cidade. As referências à cidade que pontuam a ficção de Machado de Assis (1839-1908) motivaram o projeto “Rio de Machado”, que lista 81 endereços citados nos livros do autor, além de 20 locais associados à rotina do escritor. Idealizadoras do projeto, a curadora Daniela Name e a consultora digital Gabriela Dias reuniram, em um aplicativo, um mapa no qual cada...

Guia completo para análise de Marketing de Conteúdo

Guia completo para análise de Marketing de Conteúdo

A questão mais perturbadora para qualquer um envolvido em marketing de conteúdo é: como medir a eficácia do meu marketing de conteúdo? Quando perguntados, marketeiros recorrem a métricas como “visualizações de página” e “compartilhamentos” ou anedotas sobre como o conteúdo está funcionando por causa do feedback do departamento de vendas. Mas há uma forma melhor.

O seu projeto é inovador?

O seu projeto é inovador?

Como avaliar a inovação de seu projeto? A Fundação Telefonica criou um decálogo para você avaliar se seu projeto é realmente inovador. São diversos os critérios para avaliação, como geração de oportunidades para o futuro, possibilidade de colaboração, compromisso emocional e potencial de crescimento e sustentabilidade. Será que o seu projeto está bem em todos eles? Confira

Referências, por favor

Referências, por favor

Na era da Internet, nós realmente precisamos de notas de rodapé para as citações que fizemos no texto? Para um livro ser levado a sério, ele precisa nos levar direto a uma página amarelada de alguma edição despedaçada nas profundezas de uma biblioteca austera, se o material poderia ser igualmente encontrado através de uma busca no Google? Leia mais (em inglês)

Blind Spot: novo aplicativo de mídia interativa


Veja o vídeo de demonstração do aplicativo BLIND SPOT, que será lançado nesse ano em sua primeira versão. É um aplicativo para iPad construído para um estilo de vida móvel num mundo em que tudo é compartilhado e conectado. É seguro dizer que ele irá transformar a ideia de mídia interativa, ainda que todos estejam afirmando isso atualmente.

O jornal de papel estará extinto em 2040?

O jornal de papel estará extinto em 2040?

De acordo com um estudo australiano, sim, com os Estados Unidos eliminando progressivamente o meio tão cedo quanto 2017. Já ouvimos uma aparentemente infinita condenação do estado do jornalismo e indústria de notícias. Centenas de jornais fecharam e os leitores estão desaparecendo, junto com os empregos. Esses medos não são infundados, mas são resultados positivos do levante da indústria de notícias? O documentários de 90 minutos “A Imprensa: em direção a um mundo sem papel?” (título original: ‘Presse: vers un monde sans papier ?’) apresenta a revolução digital sob um aspecto de “mudar é bom”. Leia mais (em inglês)

Lidando com a crueldade digital

Lidando com a crueldade digital

Qualquer um que já entrou na rede testemunhou ou foi virtualmente surrado por um comentário maldoso. “Se você vai ser um blogueiro, se você vai twittar, é melhor você desenvolver uma pele dura” disse John Suler, professor de psicologia na Rider University, especializado no que ele se refere como ciberpsicologia. Cerca de 69% dos adultos usuários de mídias sociais disseram que “já viram pessoas serem malvadas e cruéis com outras nas redes sociais”, de acordo com um relatório de 2011 do projeto “Internet e Vida Americana” do Pew Research Center. Leia mais (em inglês).

Pela preservação do prazer de “deep reading”

Pela preservação do prazer de “deep reading”

“Deep reading”  – em oposição a leitura frequentemente superficial que nós fazemos na internet – é uma prática em risco. Precisamos tomar medidas para preservá-la, assim como um prédio histórico ou uma obra de arte significativa. Seu desaparecimento poria em risco o desenvolvimento intelectual e emocional de gerações crescendo online, assim como a perpetuação de uma parte crucial da nossa cultura: os romances, os poemas e outros tipos de literatura que só podem ser apreciados por leitores cujos cérebros foram treinados para compreendê-los. Leia mais  (em inglês)

Porque a ferramenta de leitura inteligente do futuro pode ser… o papel

Porque a ferramenta de leitura inteligente do futuro pode ser… o papel

Há anos foi anunciada a substituição do livro de papel pelo livro digital por teóricos da comunicação, marketeiros e usuários pioneiros. Porém, apesar dos avanços e inovações cada vez maiores na área dos e-books, muitas pessoas ainda preferem ler impressos. Brandon Keim, em artigo para revista Wired, busca explicações para essa preferência, que ele mesmo compartilha, e porque o papel pode ser o real dispositivo de leitura inteligente do futuro. Para Keim, mais interessante do que a manutenção da leitura em papel em si é a sua interação com as novas formas digitais. Assim como o autor, grande parte...

Seminário Internacional Rumos de Jornalismo Cultural & Media On

Veja mais: “Linkar” nas mídias sociais transforma público em editor Discussão sobre o bom e o mau gosto Vigor cultural da periferia ganha espaço nas midias sociais Novos modos de produção de notícias é tema de painel Debate sobre o futuro da notícia em mídias móveis As redes sociais para uma Copa do Mundo mais transparente DeBevoise diz estar empolgado com audiência no Brasil

Seminário Direito, Tecnologia e Sociedade discute o Marco Civil da Internet

O Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/14) acaba de ser aprovado no Congresso Nacional. Chamado por muitos de “Constituição da Internet brasileira”, a Lei traz importantes alterações no ordenamento jurídico nacional, com destaque para o tratamento da privacidade e dos dados pessoais, a questão da liberdade de expressão na rede, a responsabilidade de provedores e a afirmação do princípio da neutralidade. Os expositores abordam os principais pontos do Marco Civil, refletindo sobre as lições aprendidas nos últimos cinco anos de desenvolvimento da iniciativa e as possíveis interpretações do texto da lei. ●Ronaldo Lemos, Professor Visitante da UERJ, Diretor...

Como os livros eram feitos há 60 anos?

Em meio às mudanças na forma como se publica e como se lê um livro hoje em dia, esse vídeo produzido pela TV inglesa em 1947 mostra como eram produzidos os livros há 60 anos atrás. Uma grande mudança está acontecendo neste exato momento no mercado editorial, na forma como se faz e como se lê livro. Em uma época onde se publicam livros na velocidade de uma dezena de tweets, o vídeo a seguir, uma produção da TV inglesa, de 1947, responde à pergunta sobre como eram feitos os livros há 60 anos. Via Publiki

Projeto brasileiro ensina programação pela internet gratuitamente

Projeto brasileiro ensina programação pela internet gratuitamente

A busca desesperada por profissionais qualificados no mercado de tecnologia levou empresas nacionais a copiar uma iniciativa americana para incentivar os brasileiros a procurar este setor. A Locaweb e a Caelum (que oferece cursos de programação) lançaram o Ano do Código, campanha semelhante à Code.org, que envolve nomes como Mark Zuckerberg e Bill Gates. Como ocorre na Code.org, internautas são estimulados a ter contato com esquemas de programação de forma simples, com tutoriais e depoimentos em vídeo que ajudam a melhorar o entendimento das tarefas. Saiba mais

Realidade aumentada em HQ

Anomaly promete inovar o mundo das histórias em quadrinhos. Com elementos de realidade aumentada, a publicação mistura a versão digital com a impressa.

Curso online sobre literatura digital

O Instituto de Formação Contínua da Universidade de Barcelona criou um mestrado em Literatura na Era Digital totalmente on-line.

Ativismo online vira filme

O grupo Anonymous deixa a máscara cair e conta o trabalho e os ideais de seus integrantes em um documentário inédito. Já o filme Underground: the Julian Assange Story conta a vida de Assange, ativista político criador do WikiLeaks.

Clássicos em forma de game

Livro em forma de videogame. Conheça projetos que incentivam a leitura de grandes clássicos nacionais e internacionais.

Tinta Inteligente

Tinta inteligente permite substituir circuitos eletrônicos tradicionais em tecido e papel.

Fanfics

O sucesso mundial do megaseller "Fifty shades of grey", uma espécie de Crepúsculo apimentado, faz os editores começarem a levar a sério os autores de fanfiction.

SESC nas Aldeias

Mostra de cinema indígena revela novos talentos da Sétima Arte. O evento SESC nas Aldeias vai até dia 29 de junho.

A Nação da Curadoria

Já parou para pensar no que acontece quando compartilha algo nas redes sociais? Será que você teria visto os mesmos vídeos, lidos os mesmos textos ou escutado as mesmas músicas se seu amigo não tivesse te indicado?

Pocket

Não tem nada para fazer, enquanto está no engarrafamento? Por que não lê aquele artigo legal ou vê aquele vídeo interessante? E acredite... você não vai precisar de internet.

Manifesto do pós-jornalismo

O jornalismo não vai morrer. Ele está sendo recuperado pelo jornalista, fotógrafo, escritor e consultor de mídia Bernardo Gutiérrez com um novo nome: pós-jornalismo.

Cybertecture Mirror

Se seu espelho fosse mágico, o que gostaria que ele fizesse? Se pensou em acessar a internet, você, provavelmente, irá gostar dessa novidade.

Faça experiências de Realidade Aumentada com o Metaio Creator

Pela primeira vez, criar experiências de Realidade Aumentada não requer mais saber programar. O Metaio Creator oferece uma interface fácil de usar, do estilo “drag and drop”, que permite desenvolver projetos de Realidade Aumentada rapidamente.

10 táticas para transformar informação em ação

A cartilha 10 Táticas Para Transformar Informação Em Ação traz maneiras originais e criativas para chamar a atenção e comunicar uma causa de defesa dos direitos. Foi elaborada pela ONG internacional Tactical Technology Collective, cujo programa de trabalho tem como objetivos: Agir, Revelar e Proteger.

Flixel: Faça suas fotografias moverem-se com este fácil aplicativo para iPhone

Inspirado nas Cinemagraphs, o Flixel é uma ferramenta que permite criar fotografias com movimentos direto no iPhone.

Por dentro do Vook

Em palestra na UFRJ, o diretor da empresa Vook na América Latina, Greg Baterman, apresentou a plataforma de edição de livros digitais que está trazendo para o Brasil. Mas o que o Vook traz de novo? O sistema permite produzir livros e revistas enriquecidos com conteúdo multimídia, animações, hiperlinks, além da possibilidade de compartilhar informações em redes sociais. Outra novidade é que o autor pode se distribuir seu conteúdo diretamente para a Amazon e Apple Store.

Cultura digital na revista Overmundo

A quinta edição da revista traz iniciativas e movimentos voltados ao digital e às artes eletrônicas, passando da literatura e-lit ao fenômeno Osama Bin Laden do Brega. A edição também conta com entrevistas em quadrinhos com blogueiros de música, cineastas que filmam com o celular, além da história de um videolog para velhos. A revista pode ser lida em PDF ou no iPad.

Carros do Futuro

Para-brisas com realidade aumentada são apresentados em feira de tecnologia e prometem revolucionar a maneira como dirigimos nossos carros.

A História do Creative Commons

Veja aqui como nasceu a ideia de que empresas e criadores poderiam ser donos de direitos autorais e o que levou à criação do Creative Commons.

Campanha pela popularização do e-book

O site Revolução e-book criou uma campanha para popularizar o livro digital no Brasil. Veja aqui as vantagens apontadas: do acesso a edições esgotadas ao preço.

O que acontece com a internet hoje

A internet é um monstro estranho e imenso. Está ficando maior, mais forte e mais confiável a cada dia. Redes sociais ferozes brigam entre si para estarem no topo e ganharem mais atenção do público, além de obter mais informações pessoais. Uma economia inteira é gerada a partir de hábitos de navegação. Essa é a realidade da internet de hoje. Veja este infográfico animado e atualizado em real time.

Sistema de Computador que reconhece suas emoções

Cientistas criaram um sistema de computador capaz de reconhecer emoções humanas tais como raiva ou impaciência analisando a acústica da voz do indivíduo.

Uma breve história sobre o Emoticon

Você sabia que o emoticon tem quase 30 anos? Vinte e nove anos atrás. Scott Fahlman, um cientista da computação na Carnegie Mellon University, primeiro propôs um "dois pontos, hífen e parênteses" como uma maneira de convencionar um significado emocional via texto pleno. Confira a história do Emoticon.

Programa Hackasaurus propõe remixagem de conteúdos

Programa Hackasaurus propõe remixagem de conteúdos

Novo aplicativo da Fundação Mozilla permitirá livre composição gráfica e editorial de um portal de notícias e, assim, possibilitará que o jovem leitor seja inserido nos processos de produção de sentido em um veículo de comunicação.

Cientistas do MIT criam chip que simula atividade cerebral

Pesquisadores do MIT projetaram um chip de computador que imita a maneira como os neurônios respondem a novas informações.

IPads podem ajudar crianças com deficiência visual grave

Novas descobertas revelam que o aparelho da Apple pode ter a capacidade de ajudar pessoas com deficiência visual cortical, uma doença neurológica grave resultante de danos cerebrais que impedem as crianças de interpretar a informação visual.

Como ciberataques ameaçam a paz no mundo real

Cada vez mais, as nações estão travando batalhas com armas cibernéticas – ataques silenciosos em sistemas de outro país que não deixam traços. Guy-Philippe Goldstein mostra como ciberataques podem saltar entre os mundos digital e físico para suscitar conflitos armados – e como devemos combatar essa ameaça à segurança global.